Capital é pioneira em teste rápido de HIV na rede de saúde

Divulgação PMPA

Porto Alegre é a primeira cidade do Brasil a oferecer regularmente o teste rápido do vírus HIV na rede de atenção primária em saúde, para tornar mais ágil os diagnósticos de aids. O lançamento está sendo feito nesta terça-feira, na Unidade de Estratégia de Saúde da Família (USF) Maria da Conceição, na Lomba do Pinheiro.

A Secretaria Municipal de Saúde escolheu o bairro para iniciar o serviço porque a região tem a maior incidência de Aids na capital. Em 2010, foram notificados 224 novos casos. Sexta-feira, 11, a partir das 8h30, o teste rápido começa a ser realizado também na USF Ernesto Araújo. Depois, será gradativamente estendido às demais unidades.

Inicialmente, estão sendo adquiridos 60 mil testes rápidos. Além disso, está sendo implantado o Plano Teste, para exame de gravidez. Se o resultado for positivo, a gestante passará pelo teste de HIV, o que vai permitir que o bebê seja protegido da doença se a mãe for portadora de HIV.

A meta da SMS é reduzir o número de diagnósticos tardios e a transmissão do vírus HIV. Estudos demonstram que 40% da mortalidade por Aids ocorrem pela demora em descobrir a presença do vírus e iniciar o tratamento para conter o desenvolvimento da doença. Quem começa a receber acompanhamento muito tarde tem risco de morte 49 vezes maior.

Desde 1983 até dezembro de 2010, foram notificados pela Vigilância em Saúde 21.005 casos de aids em Porto Alegre. Jovens entre 13 e 24 anos representam 11%, sendo que 53% deles são do sexo masculino e 47%, do sexo feminino. Por isso, a SMS vem promovendo campanhas que chamam atenção especialmente dos jovens sobre os riscos e a importância do uso de camisinha para prevenção.

Fonte: PMPA

Sobre Fortunati
Prefeito de Porto Alegre, 58 anos, casado, apaixonado pela família, pelos animais, pela vida e pela Capital de todos gaúchos, Cidade que me recebeu de braços abertos quando deixei o interior para completar os estudos, e que hoje tenho o orgulho e a honra de administrar.

Comente

Diga-nos o que você está pensando ...
e oh, se você quiser uma imagem para mostrar com seu comentário, vá buscar uma gravatar!

Blog do Fortunati is using WP-Gravatar