CARLOS VILLAGRÁN E A COPA DE 2014

Convidei o ator Carlos Villagrán (foto), do seriado “Chaves”, para ajudar a divulgar a nossa cidade para a Copa do Mundo. Logo alguns passaram a ridicularizar o convite como se se tratasse de algo absurdo.

Para os que não sabem o seriado Chaves é ainda hoje um dos mais assistidos em todo o mundo, especialmente nos países da América do Sul. Villagrán, que interpreta o personagem “Kiko”, é um amante do futebol, adora o futebol brasileiro, torceu pela seleção canarinho na Copa do México e, como prova deste amor, deu o nome ao seu segundo filho de Édson, em homenagem ao Pelé, pois o nascimento foi em meio à Copa de 70.

O ator protagonizou o filme de maior bilheteria do cinema mexicano, “El Chanfle”, no qual interpretava um centroavante que jogava no América do México, chamado Valentino. E o personagem “Kiko” era um aficionado pelo futebol.

Os que tentam ridicularizar a iniciativa desconhecem a história de Villagrám e, com os preconceitos usuais dos “caranguejos”, tentam minimizar o ator de comédias mexicanas porque, talvez, estejam habituados a somente assistir aos “grandes clássicos do cinema”.

A imagem altamente conhecida do ator e seu personagem, já está auxiliando na projeção positiva da nossa cidade. Agora, Villagran se soma uma lista de personalidades que já conta com nomes como o ex-jogador Elias Figueroa, a Miss Brasil Gabriela Markus, o ex-árbitro Carlos Simon, entre outros.

Sobre Fortunati
Prefeito de Porto Alegre, 58 anos, casado, apaixonado pela família, pelos animais, pela vida e pela Capital de todos gaúchos, Cidade que me recebeu de braços abertos quando deixei o interior para completar os estudos, e que hoje tenho o orgulho e a honra de administrar.

Comentários

42 Comentários para “CARLOS VILLAGRÁN E A COPA DE 2014”
  1. jane de paulaNo Gravatar disse:

    Minha opinião é que deveríamos buscar gaúchos, personalidades nossas conhecidas que sairão aqui dessa terra, tem tanta gente ai artistas enfim, todos esquecidos, não precisamos de pessoas de fora do nosso Brasil para divulgar a copa,enfim é isso!!!!!!

    • HenryNo Gravatar disse:

      Quais são os gaúchos conhecidos internacionalmente?

    • Rafael SouzaNo Gravatar disse:

      Jane, gostaria de opinar algumas sugestões que tu teria? Não precisa muitas, umas 3 opções de gaúchos por favor.

    • Otávio BurleNo Gravatar disse:

      Nossos gaúchos são de suma importância para a divulgação da Copa, mas para chamar a atenção de pessoas de fora de Porto alegre e do Brasil, é importante que sejam rostos conhecidos no mundo.
      Porque não o Kiko? Seria diferente se fosse o Chuck Norris? Não sei dizer quem é mais conhecido…

    • DanielNo Gravatar disse:

      Concordo em gênero, número e grau com a Jane!
      O Gaúcho é tradicionalista desde o momento que sai do berço. Ao escolher alguém para representar sua cidade deveria ao menos escolher alguém daqui. Até a Xuxa é mais gaucha que o Villagrán.

      Sempre fui muito fã do Chaves e do próprio Villagrán, a minha ideia não é desmerecer o mesmo, porém continuo achando a escolha errada!

    • EduardoNo Gravatar disse:

      Embaixador da copa será para divulgar a capital pelo mundo.

      Agora me fala, QUEM poderia ser, aqui do estado, capaz de divulgar para a América Latina?

      Renato Borghetti?
      Mano Change?
      Guri de Uruguaiana?
      Cigano Igor?

      Não importa quem você escolha, NINGUÉM terá tanta visibilidade quanto Carlos Villagrán.

    • MariaNo Gravatar disse:

      Não só concordo com a Jane como diria que o que não faltam são gaúchos que com toda a certeza apoiariam e ajudariam a “projetar” a cidade positvamente, uma vez que nem nós portoalegrenses estamos muito confiantes de que Porto Alegre e a Copa vão dar certo. E falo isso com a propriedade de quem assiste muita televisão, assisti Chaves durante uma boa parte da vida e exatamente pelo fato de assistir televisão sei da existência da modelo Gisela Bündchen (que andou recentemente por Porto Alegre, se é que não está ainda aqui), da também modelo Shirlei Malmann que tem uma carreira de sucesso no exterior e é uma profissional respeitadíssima, além de termos também o próprio técnico atual da seleção brasileira, Luis Felipe Scolari, se o critério de escolha do embaixador fosse mesmo o gosto pelo futebol!!!

  2. Parabens Prefeito Fortunati. Criatividade indiscutível.
    Os que criticam tem vida longa… um dia irão aplaudir.

  3. Parabéns prefeito, para divulgação da cidade, nada como uma pessoa amada e conhecida por crianças e crianças velhas do mundo inteiro…

  4. Fico muito feliz!

    #amokiko

  5. Lucas RibasNo Gravatar disse:

    No início não entendi muito bem a proposta, mqs lendo aqui pude compreender melhor. Realmente, para divulgar nossa cidade o Villagran é um artista admirado e reconhecido no mundo. E isso aumenta nosso potencial turístico. Mas também acho que deveria haver um ícone gaúcho nos representando conjuntamente. Que tal o Guri de Uruguaiana?! Ou outro artista do RS/POA. Abraços, Lucas

  6. RosangelaNo Gravatar disse:

    Ótima escolha!!Carlos é conhecido mundialmente,e pode divulgar a nossa cidade em outros países!!Sem desmerecer nossos artistas gaúchos,achei que foi uma ótima escolha!!

  7. Melissa DandaNo Gravatar disse:

    Ninguém que critica o Kiko como embaixador da Copa em Porto Alegre está criticando o trabalho dele como comediante. Ninguém está dizendo que a série não tem sucesso.
    A dúvida que fica, é se não deveríamos aproveitar a exposição para elevar uma personalidade, no mínimo, brasileira. Não digo nem gaúcha, mas brasileira, que fosse capaz de mostrar pro mundo que o nosso país é mais do que carnaval e bunda de fora.
    A sensação de que é uma imensa piada, é inevitável. E totalmente desnecessária.
    E sinceramente, de caranguejo não tenho nada…….. mas fica difícil dizer sim pra essa decisão….
    Chama ele pra ser o patrono do Porto Verão Alegre, tudo a ver – ator, comediante de sucesso…
    Mas da Copa? Futebol? Pra mim parece uma oportunidade desperdiçada…

  8. GustavoNo Gravatar disse:

    E a Gisele Bündchen?!

  9. MarcioNo Gravatar disse:

    Grande idéia. Porto Alegre insiste em ser cinza, sempre do contra, este ator é um dos mais populares na américa latina, não há quem não o conheça. Parabens prefeito,nossa cidade será ainda mais conhecida, justa homenagem a cidade e ao seriado.

  10. PeruzzoloNo Gravatar disse:

    Excelente escolha, ótima ideia, parabéns pela iniciativa. Acertou no alvo.

  11. LucianaNo Gravatar disse:

    Concordo com a Jane, a Copa é no Brasil e temos muitos brasileiros que fariam brilhantemente esta divulgação. Não desmereço o ator Villagrán e seu personagem, mas ele não é brasileiro.

  12. Maria AmeliaNo Gravatar disse:

    Parabéns Prefeito! Concordo plenamente! É importante utilizar personagens internacionais que conhecem o Brasil, que admiram nosso futebol para divulgá-lo, motivar a visita e a vinda dos turistas para a Copa. MAC – Relações Públicas

  13. RafaelNo Gravatar disse:

    Caro prefeito,

    Recentemente fostes eleito pelo povo para representar o povo e claro que não há como consultar a opinião de cada cidadão em cada tomada de dicisão, mas creio que este assunto do Carlos poderia ter sido tratado de forma mais delicada, pois, o sucesso da Copa em Porto Alegre depente de vários fatores, inclusive da adesão da população.
    Não seria mais ‘democrático’ iniciar um processo de envolvimento de todos os cidadãos com a Copa? O que quero dizer é que deves trazer o povo para o lado da cidade, envolva-o com a Copa, faça-o participar, comprometer-se, respirar o ar da Copa e principalmente compartilhar a responsabilidade de algumas decisões. Então, não haveria tanta polêmica em torno deste assunto do Carlos. Com a mídia gratuita que existe hoje em dia, bastaria apenas um tweet perguntando quem seria a melhor indicação. Não acredito que o escolhido causaria algum constrangimento ou repúdio total do senhor ou de qualquer outro membro do comitê da Copa.
    O senhor sabe muito bem que há ‘massa de manobra’ por detrás das críticas exageradas, então, mantenha os amigos perto e os inimigos mais perto ainda.

    Abraços.

  14. Alex LNo Gravatar disse:

    Acredito que se o Carlos Vilagran receber esta convite e ajudar a divulgar Porto Alegre terá sido um ato positivo.
    .
    Um mexicano com este perfil representará muito bem a diversidade do nosso povo.
    .
    Independente de politica, eu apoio esta indicação.

  15. TobiasNo Gravatar disse:

    Não entendo o porquê de tantas críticas… sabem o que significa ser embaixador da Copa? resposta: não significa absolutamente nada! Tanto assim que Kiko não é o único embaixador de POA… divide esse título bizantino com o chileno Elias Figueroa, Mano Menezes, Lúcio, com o ex-árbitro Carlos Simon, com a atual Miss Brasil Gabriela Markus, com os ex-goleiros Taffarel e Manga e outros doze nomes!! e além desses podem ser nomeados um monte mais… por que tantas críticas a respeito de um assunto que não tem nenhuma importância no cenário político? resposta: porque sempre pautamos nosso debate pelo assunto que nos é vomitado pela mídia de massas, e assim temos nossa atenção desviada do que realmente interessa… Ao pessoal tão preocupado e especialista na concessão de honrarias, que se preocupe com a concessão de passaportes diplomáticos a líder evangélicos ou mesmo com quem seu vizinho vai convidar como padrinho do filho… isso certamente tem mais relevância prática.

  16. J.VilaNo Gravatar disse:

    Na real….esse pessoal que está reclamando nem sabe: a) Quem é Carlos Villagrán, sua popularidade, influência e sua relação com o futebol….b) Quem já foi eleito anteriormente como embaixador e, c) Qual a real função do embaixador… Isso é coisa de bairrista desinformado…sou gaúcho, mas aguentar esse vulgo “patriotismo” é dose.

  17. Não precisamos de pessoas de fora para divulgar o que é nosso.

  18. Acho que não será demérito nenhum deixar de convidar algum gaúcho e convidar Carlos Villagran. É êste bairrismo que faz com que ,em muitos lugares que já estive,, por ser gaúcho tivesse recebido algumas chacotas.Claro que não me agradou, mas houve.Aplaudo a atitude do prefeito Fortunati, em quem votei, e espero que o KIKO aceite o convite acreditando que êle seja uma excelente figura , entre outras , que irão compor este time de pessoas de bom coração.Coisa que Carlos Villagran já deixou sobejamente demonstrado em outras ocasiões.Parabéns prefeito José Fortunati.

  19. MarianaNo Gravatar disse:

    Sou gaucha, porto alegrense, petista e o Kiko me representa!

  20. MauricioNo Gravatar disse:

    Perfeitamente apoiado Fortunati.
    Parabens pela iniciativa e sempre espere reacoes da Republica do NAO.
    Ja passou da hora de RS virar a republica do SIM.

  21. Fortunati, declarar o amor pelo Brasil, qualquer artista faz quando vem pra cá e não deveria ser argumento para tornar ele representante de Porto Alegre. Não tem como negar que ele tem muito o que agradecer a nós brasileiros fãs do trabalho dele e, à maneira dele, isso é uma forma de demonstrar esse carinho que tem pelos fãs.
    Mas esse é um evento do BRASIL, para mostrar NOSSA cultura para o MUNDO.
    Humberto Gessinger, por exemplo, é sem dúvida um artista excepcional, talentoso, muito conhecido, além de ser claramente apaixonado por futebol. Porque não procurar artistas daqui para esse papel?

    E não, não sou apaixonado pelos “grandes clássicos do cinema” como o senhor citou. Sou MUITO fã, diria até que fanático pelo seriado Chaves. Já assisti ao “El Chanfle”, que diga-se de passagem é um ótimo filme. Conheço toda a trajetória de Carlos Villagrán, desde sua primeira aparição no seriado Chaves até a sua fase em carreira solo pela América Latina.

    Acontece que ser fã é uma coisa, e separar meu carinho pelo artista com o bom-senso de não envolvê-lo em um ato político desse tipo, isso já é outra coisa.
    De qualquer forma essa é apenas a minha opinião.

  22. Renato NunesNo Gravatar disse:

    Acho que não deve ser questionado o talento de Villagrán, tampouco avaliar a indicação com preconceito. Mas creio que deva ser questionada a falta de ligação do mexicano com nossa cidade. O fato de ser amante do futebol (boa parte da população também é) , de ter torcido para a Seleção Brasileira em 1970 (a quase totalidade dos mexicanos torceram, depois que a seleção deles foi eliminada), ter batizado o seu filho em homenagem a Pelé (o atleta do século XX tem milhões de fãs no mundo inteiro) não justificam sua escolha como embaixador de Porto Alegre.

    Ainda que simbólico, é um título que está sendo concedido ao ator. Aí pergunto: o que ele fez por Porto Alegre até hoje, a não ser “visitar” a cidade com fins comerciais (apresentar seu show, com cobrança de ingresso)?

    O que ele sabe sobre Porto Alegre?

    O argumento de que é ídolo de parte de uma geração não é suficiente, uma vez que isso ocorre em várias outras cidades brasileiras e do mundo.

    Temos que valorizar pessoas que, nascidas aqui ou não, tenham demonstrado amor por Porto Alegre. Figueroa, Lúcio, Gabriela Markus, Carlos Simon… todos esses são justificáveis. Mas, o Villagrán, com todo o respeito, nada a ver.

  23. Joice MartinNo Gravatar disse:

    Ate agora tento entender o real motivo do convite feito ao palhaço ( humorista) Kiko. Esse convite esta incrédulo a todo povo portoalegrense que ama sua capital, sua terra.
    Com esse convite desvalorizou toda nossa tradição gaúcha. Queremos ver pessoas que realmente fazem a parte da história de Porto Alegre. Amo minha cidade que adotei de coração, de alma. Mas ainda sim gostaria que tivesse alguém que da nossa capital representasse nossa cidade. Obrigada .

  24. MoisésNo Gravatar disse:

    Sinceramente Prefeito, com todo o respeito, deveria estar preocupado com os problemas da nossa cidade e não com qual celebridade escolher para nos representar. Temos inúmeros problemas. Eu pego ônibus lotado, demorado e caro, todos os dias, sendo que a cidade conta com um rio enorme que poderia solucionar em parte o problema do trânsito, que é esquecido. Hoje quase não resta espaço para a cultura na nossa cidade, o que foi feito do Araújo Wiana? Por que não é mais do povo? Sem falar da sujeira que está a cidade. Agora o Kiko…por favor, sem comentários!

  25. Marta G.No Gravatar disse:

    Mas por que um mexicano?? Até onde eu sei ‘embaixador’ é uma pessoa que é de um lugar e vai para outros lugares representar sua cidade, terra, país, etc. E não uma pessoa que só esteve APENAS uma vez na cidade e nem conhece a cultura do lugar. Vai falar o quê de Porto Alegre? Do aeroporto e do hotel onde ele ficou?

  26. SergioNo Gravatar disse:

    Sem tirar qualquer mérito do ator (eu mesmo sou fã), mas Villagran não representa Porto Alegre. Não tem absolutamente nada a ver com Porto Alegre. É como usar o Mickey Mouse ou o Chuck Norris – ambos são legais e tudo, mas não tem absolutamente nada de representativo de Porto Alegre.

    Uma pena.

  27. GabrielNo Gravatar disse:

    Achei uma grande iniciativa, prefeito. Nao se abale nem ao menos perca tempo com quem esta’ criticando. Foi uma grande ideia e com certeza sera’ a personalidade que mais vai trazer bons fluidos para nossa cidade no ano da Copa.

  28. FilipeNo Gravatar disse:

    Parabéns Sr. prefeito!! Grande iniciativa!

  29. JulianaNo Gravatar disse:

    Desculpa Sr. Prefeito, mas não concordo com o senhor. Não tenho pensamento de caranguejo e não assisto somente grandes clássicos do cinema, além disso sou gaúcha e moro no México.
    Assim como a Sra. Jane comentou também acredito que temos personalidades regionais que foram esquecidas e representam muito mais o Rio Grande do Sul e Porto Alegre.
    Sim, Chaves pode ser um dos programas mais assistidos, fez parte de toda a minha infância e sempre tive um carinho muito grande por isso, mas nem aqui no México meus amigos mexicanos entenderam esse convite e, infelizmente, nem eu. Não me convence que este ator já esteja fazendo uma projeção da cidade. Espero estar errada e que o senhor consiga provar o contrário.
    E pode ter certeza dos muitos que “criticaram” ou simplesmente não entenderam o porque deste convite são pessoas de mente aberta e que esperam o melhor para a cidade.

  30. Acredito que foi uma bela escolha. Serão vários embaixadores. O ator e seu personagem fazem parte do cotidiano de muitas pessoas de diferentes idades por muito tempo. Tem apelo internacional, simpatia, transmite boas energias e muito contribuirá para a divulgação de nossa cidade. Que venham as pessoas dos mais variados cantos do planeta conhecer e admirar a nossa Porto Alegre!!!

  31. MariaNo Gravatar disse:

    qual é a dos caranguejos?

  32. Andrea NessNo Gravatar disse:

    Acho que o Prefeito deve seguir seu feeling, eu não acho ruim trazer o Carlos Villagrán, aliás, eu acho muito bom, ele é o ator do SERIADO CHAVES que sempre está com a bola na mão, conhecido MUNDIALMENTE como KIKO, e junto a outras personalidades e celebridades Gaúchas contratadas vai ajudar a fortalecer a divulgação da copa do mundo em Porto Alegre.

  33. MárcioNo Gravatar disse:

    Criticar a escolha do Kiko para ser embaixador da Copa em porto Alegre é típico do provincianismo gaúcho! Qual opproblema do Kiko divulgar a capital gaucha? Tantas coisas mais relevantes para nos preocuparmos e perder tempo para criticar o Kiko. Deixem o prefeito (Professor Jirafales) fazer uma cortesia para o seu enteado (Kiko). Kkkkk! Brincadeira! Bom dia a todos!

  34. Prefeito, me desculpe, mas quando li a notícia, tinha certeza de se tratar de uma piada dessas que circulam na internet todos os dias. E não se trata de preconceito com o ator, ao menos de minha parte te digo isso.
    Respeito sua opinião, mas não consigo enxergar relação NENHUMA desse senhor, Carlos Villagrán, com Porto Alegre. Deves saber como o povo gaúcho é orgulhoso de sua terra, e creio que deverias imaginar a repercussão que essa escolha geraria. O fato é que a maioria da população de Porto Alegre não aprovou esse convite e deves respeitar isso também, afinal fomos nós que o elegemos.

  35. OscarNo Gravatar disse:

    A bola do Kiko eh quadrada, vai simbolizar bem o futebol gaucho..

  36. AlessandraNo Gravatar disse:

    Desculpe Prefeito Fortunati, mas é de se ridicularizar mesmo uma atitude dessas. Convidar um ator que porque colocou o nome do filho de Edson, entre outras baboseiras, simplesmente é ridículo. Entre tantas personalidades gaúchas, o senhor conseguiu fazer essa bobagem, agora aguenta. É uma vergonha, para nós, gaúchos, aguentar o deboche de outros estados por uma atitude impensada sua (ou será que existem outros motivos?). Xuxa, Dunga, Gisele Bündchen, Luis Fernando Veríssimo, Alessandra Ambrósio, Ana Hickmann, Luiz Felipe Scolari, Ronaldinho Gaúcho, Jorge Gerdau Johannpeter (carioca, mas vive aqui) até mesmo Jair Kobe – Guri de Uruguaiana teria sido melhor… Poderia ter sido ao menos um brasileiro!!!! Inexplicável, não venha o senhor tentar se justificar com essa bobagem feita!!!

Comente

Diga-nos o que você está pensando ...
e oh, se você quiser uma imagem para mostrar com seu comentário, vá buscar uma gravatar!

Blog do Fortunati is using WP-Gravatar